terça-feira, 17 de maio de 2011

Começam a ser apagadas faixas para corredor

Fonte/Fotos: Jornal A Notícia
Matéria: Gustavo Campos


Se o tempo permitir o término das obras, o corredor para caminhões na avenida Beira-rio em Joinville começa a funcionar a partir de segunda-feira. Na manhã desta quinta, as marcações que sinalizavam o estacionamento rotativo (Zona Azul), na frente do Camelódromo, foram apagadas. As placas verticais serão colocadas a partir deste final de semana.

Agora, as cerca de 20 vagas para veículos abrem espaço para o primeiro corredor exclusivo para ônibus e caminhões da cidade. O trecho inicia na rua Dona Francisca, do Museu do Sambaqui e segue até a rua Princesa Isabel, que passa a ter três faixas de tráfego - duas delas para carros, com cerca de 2,80 metros e a outra de 3,20 metros, destinada a ônibus e caminhões.

A nova sinalização começou a ser implantada na última segunda-feira e, de acordo com Renato Godin, diretor de trânsito da Companhia de Urbanização (Conurb), o corredor faz parte de uma política de incentivo ao transporte coletivo.

— Assim, a via fica livre e se torna mais rápida para o usuário de ônibus. É um ganho para quem usa transporte coletivo —, comenta.

Estudos feitos pelo Instituto de Planejamento (Ippuj) apontam que a via é um dos 60 pontos de trânsito crítico em Joinville e que a extinção das vagas de estacionamento não afeta os usuários de veículos.

Este é apenas o início do projeto, que prevê a instalação do corredor desde a rua Itaiópolis, em frente ao Sesc. A segunda etapa ainda não tem data de conclusão.

O novo corredor terá 450 metros e os agentes de trânsito da Conurb estarão presentes para orientar os motoristas.

Nenhum comentário: