Os usuários dos terminais Sul, Itaum, Guanabara e Tupy poderão chegar ao destino sem trocar de ônibus
.
A partir de março, as linhas universitárias vão começar a operar em Joinville. Os horários serão divididos entre o começo da manhã, o final da tarde e o final da noite - considerados de pico porque registram o início e o término das aulas.
.
Os usuários dos terminais Sul, Itaum, Guanabara e Tupy poderão chegar ao destino sem trocar de ônibus e com o custo da tarifa normal. Além da criação das novas linhas, outras 11 já existentes passarão por alguns ajustes. De acordo com o gerente de mobilidade do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenevolvimento Sustentável (Ippuj), Marcel Vieira, as universidades estão analisando o projeto da Prefeitura e encaminhando sugestões.
.
— Eles pedem, por exemplo, que os horários não sejam implantados antes do fim das aulas, para evitar que os alunos saíam antes — explicou.
.
Segundo Vieira, as linhas também beneficiarão os estudantes do novo campus da Sociesc — no eixo Marquês de Olinda — e da Anhaguera — na rua Petrópolis e no antigo campus do Iesville.
.
O objetivo é promover a integração entre diferentes universidades, beneficiando alunos de todas as escolas.
.
— Vai facilitar para quem quer fazer pesquisa em uma biblioteca diferente.
.
As linhas universitárias também são aguardadas com ansiedade pelos usuários do Pega-Fácil, desativado no fim de 2008 sob a alegação de que não tinha passageiros. De acordo com o gerente, as novas linhas vão resolver o problema de quem dependia do antigo sistema.
.
— Depois, faremos um acompanhamento para ver se estamos atendendo os usuários e se as linhas estão tendo uso — explica.
.
A necessidade de criar novas linhas foi identificada nas pesquisas de demanda da Prefeitura de Joinville. Os técnicos verificaram os problemas e, principalmente, a falta de alternativas para quem quer seguir a rota trabalho/universidade ou casa/universidade de forma rápida, sem precisar trocar diversas vezes de ônibus.
.
As empresas Gidion e Transtusa puderam acompanhar o projeto e terão a missão de executá-lo assim que as universidades apresentarem sugestões. O custo das novas linhas já foi computado e integra a planilha de reajuste apresentada há cerca de 10 dias no gabinete do prefeito Carlito Merss (PT). A empresa pede um acréscimo de 12,2% no valor da passagem.
.
Novo sistema
Linhas universitárias partirão dos terminais: Sul, Itaum, Guanabara e Tupy
*Os terminais Norte e Central continuam com as linhas universitárias já existentes.
.
Horários: pelo menos um no início da manhã, no fim da tarde e no fim da noite. A tabela ainda não está definida porque as universidades devem dar sugestões.
.
Novidades: campus da Sociesc e da Anhaguera ganharão linhas. Haverá, também, linhas integradas que passarão por diferentes universidades. As linhas são diretas —sem parada ou troca de ônibus.
.
Data prevista para o início: 2 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário