Desde 24/12, Joinville terá um serviço complementar a menos em funcionamento, é o serviço Pega-Fácil que por falta de demanda foi cancelado.
.
A empresa Gidion coloca em seu site, o informativo:
.
"Srs. Usuários das linhas Pega-Fácil
O serviço do Pega-fácil, que anualmente passava por um período de férias na virada do ano, deixará de funcionar definitivamente no dia 24 de dezembro de 2008. De acordo com estatísticas, 16% das viagens aconteciam sem qualquer passageiro a bordo e 85% das viagens do Pega-fácil eram feitas com no máximo 5 passageiros. Nos últimos anos, o congestionamento do trânsito na área central, motivado pelo aumento do número de veículos particulares, tem feito com que o Pega-fácil dificilmente cumpra os horários previstos, resultando em insatisfação do usuário. Para manter o serviço seria necessário aumentar a oferta de veículos – o que seria inviável em função da baixa demanda."
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Já o Jornal ANotícia de Joinville coloca em seu site notícia mais aprimorada:
.
"Gidion e Transtusa cancelam Pega-fácil em Joinville
.
Empresas de ônibus afirmam que serviço era pouco utilizado e não dava lucro
.
Leonel Camasão leonel.camasao@an.com.br
.
As empresas de transporte coletivo de Joinville Gidion e Transtusa vão cancelar definitivamente as linhas de ônibus Pega-Fácil a partir do dia 24 de dezembro.
.
Funcionários das empresas estão distribuindo panfletos dentro dos ônibus Pega-fácil para informar aos usuários do cancelamento do serviço. O anúncio do fim das linhas surge dois dias depois das concessionárias do transporte coletivo reivindicarem um aumento de 9,7% na tarifa das linhas convencionais, elevando o preço de R$ 2,05 para R$ 2,25.
.
A Prefeitura não vai autorizar o aumento em 2008. A decisão ficará para o próximo ano com o prefeito, Carlito Merss (PT). Nos sites das duas empresas Gidion e Transtusa não há referências ao fim do Pega-Fácil.
.
Pelo contrário, existem páginas específicas sobre esse tipo de serviço. Todo ano, as linhas eram paralisadas no período entre o Natal e o Ano-novo. Foram canceladas 12 linhas. As empresas afirmam que 16% das viagens do Pega-fácil ocorriam com o ônibus vazio.
.
Também de acordo com as empresas, outros 85% das viagens eram realizadas com no máximo 5 passageiros.
.
— Nos últimos anos, o congestionamento do trânsito na área central, motivado pelo aumento do número de veículos particulares, tem feito com que o Pega-fácil dificilmente cumpra os horários previstos, resultando em insatisfação do usuário. Para manter o serviço seria necessário aumentar a oferta de veículos — o que seria inviável em função da baixa demanda, que faz do Pega-Fácil uma linha deficitária — afirma a empresa, via assessoria."
.
Em 2006 por motivo de falta de demanda, foi canceladas 2 linhas, eram as linhas 0310 Circular Centro e 0320 Circular Fórum. Antes do cancelamento, a linha 0310 teve uma alteração nos seus horários e itinerários resultando que a linha operasse em sentido Anti-Horário, como a fórmula não funcionou, a única solução seria a exclusão.
Um comentário:
Até entendo o motivo do cancelamento, eu mesma era usuária constante, e sempre notei que haviam poucos passageiros.
Mas a empresa deve melhorar a qualidade dos onibus convencionais, assim como criar novas linhas, pois o roteiro de alguns trechos de joinville é ridículo! Vc leva 1 hora para chegar em um lugar que de carro levaria 10 minutos, dá volta por 5 bairros que não precisava...
Uma revisão seria interessante.
Postar um comentário